Entrevista com Camila Davoglio

AMMS - Quais habilidades desenvolvidas durante a sua trajetória?
Sou atuária de formação e trabalho no mercado de seguros há quase 20 anos. Ao longo da minha carreira tive a oportunidade de trabalhar em empresas de diferentes segmentos como: seguradoras, corretoras, auditorias e consultorias. Essa diversificação me ajudou a desenvolver diferentes competências e habilidades, mas, a que eu mais gosto de destacar é a capacidade de adaptação. 
Considero importante porque que vivemos uma era de mudanças que estão acontecendo cada vez mais rápido e, adaptar-se, acaba sendo uma questão de sobrevivência.
Além disso trabalhar em ambientes e segmentos diferentes, me fez desenvolver uma visão estratégica que me permite trabalhar melhor com inovação, gestão de projetos de alta complexidade e áreas diferentes.

 

AMMS - O que faz para se posicionar em condições de igualdade com os homens neste mercado?
É muito comum se sentir intimidada quando se está em um ambiente tão masculino como acontece no mercado segurador. Eu tive muita dificuldade em me posicionar no começo e, para superar a dificuldade e evitar não conseguir me posicionar, sempre procurei me preparar com antecedência para que eu pudesse me posicionar de forma consistente. Quando você fala com propriedade e profundidade de um assunto, as pessoas ao redor ouvem com mais atenção. Eu sempre tento entender o público que será a audiência, cada publico tem um perfil e, adequar a sua linguagem ao perfil do grupo, isso facilita que as pessoas se identifiquem com o seu posicionamento e se sintam incluídas naquela fala ou posicionamento.

Ainda assim, é preciso ter coragem de se posicionar e ser resiliente para não se deixar calar. Acreditar que homens e mulheres tem o mesmo direito de fala é um bom encorajador.

 

AMMS - Alguma dica para outras que pensem em seguir carreira no setor?
Eu vejo que a carreira no setor de seguros exige muita determinação. Se você está começando e deseja seguir essa carreira, meu conselho é estudar muito fora dos meios convencionais. A formação no seguro ainda não é amplamente divulgada. Não esqueça de traçar objetivos e ir em busca deles todos os dias. Tenha em mente que uma grande carreira passa por metas de curto prazo, então, a cada meta atingida desenhe o próximo passo e o persiga. Não deixe de comemorar cada vitória. Se permita e seja feliz

 

AMMS - Em termos de isolamento social, qual a importância do papel da mulher no contexto familiar?
O que noto é que as mulheres tem ficado mais sobrecarregadas nesse tempo de isolamento. Aquelas que pouco se posicionavam estão sobrecarregadas à espera de “ajuda”. Para as mulheres que tem filhos, fica ainda mais complicado, pois precisam se dividir entre os cuidados da casa, dos filhos e o próprio trabalho. 
O que me entristece muito nesse isolamento é saber que tem mulheres sofrendo com a violência doméstica, pois, com o isolamento elas se sentem ainda mais intimidadas. Sem muitas vezes saber que existem canais seguros para denunciar.
Para mim, o mundo ideal seria um ambiente colaborativo onde as tarefas são dividas e compartilhadas de forma constante e consistente. 
Ao mesmo tempo, a mulher é forte, possui capacidade extrema de adaptação. Isso se torna um importante pilar no contexto familiar. Ela tem contribuído para um ambiente com mais equilíbrio emocional e fluído. Tenho certeza que elas serão lembradas de uma força muito positiva desse período.


Camila Davoglio

Camila Davoglio

Conselheira Fiscal da AMMS, atuaria, profissional com passagem por empresas multinacionais como Allianz, EY e Swiss Re corporate Solutions. Desenvolveu experiência multidisciplinar nas áreas de consultoria, desenvolvimento e precificação de produtos e resseguro.