Entrevista realizada com Camila Feriani

AMMS - Quais habilidades desenvolvidas durante a sua trajetória?
CF: Foi como estagiária do curso de Letras que iniciei minha trajetória em uma pequena Corretora de Seguros. Me apaixonei pelo mundo dos seguros e sua versatilidade. A intermediação entre segurado e seguradora, me fascinava. Foi então, que a oportunidade de atuar em uma seguradora bateu em minha porta. Ah, agora eu estava perto do departamento de Salvados, meu nome estava na intranet e usufruiria de uma bela festa de final de ano! Foram dois anos de aprendizados e amadurecimento. Chegou o momento de conhecer o outro lado de Seguros e seu dinamismo. Representar a gestão de seguros e todo o portfólio necessário para o bom andamento e mitigação de risco em uma empresa, estavam sob minhas atribuições. Há 16 anos em Seguros e muito ainda há desenvolver, foram nas pequenas corretoras de seguro que aprendi o significado da escuta ativa. Na seguradora termos como Controles Internos e gestão do tempo foram meus aliados. Visão holística, comunicação que gera sinergia, gestão financeira e resiliência foram parte das habilidades desenvolvidas nos meus últimos anos no papel de segurado. E ainda há muito à aprender! Conforme Tom Peters: "Numa sociedade com base no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda."
 
AMMS - O que faz para se posicionar em condições de igualdade com os homens neste mercado?
CF: Exponho o tema! Não é segredo à ninguém o caminho que ainda a percorrer para termos as mesmas condições e em muito dos casos, a mesma oportunidade do homem. A vida e algumas experiências me fizeram olhar o copo sempre cheio. E, olhando o copo "cheio", temos indicadores e envolvimento genuíno de empresas, homens e mulheres em reduzir tal cenário de desigualdade. Eu me posiciono através da comunicação clara, de que este é um paradigma ainda à ser quebrado e junto com tantas outras mulheres, empodero à seguirem a trajetória do: Você é inteligente. Você é capaz. Você pode ser tudo o que deseja!
 
AMMS - Alguma dica para outras que pensem em seguir carreira no setor?
CF: Seja curiosa. O setor de seguros possui várias vertentes. Não se limite em um único produto ou "lado da mesa". Há espaço e beleza em todas as facetas em uma carreira no mercado segurador. Estude. Leia. Você terá contato com todas as áreas em um mesmo seguimento. Da robustez das Condições Gerais que permeiam uma apólice à articulação em uma negociação. Esforçar-se para ser ímpar e, seja feliz!
 

AMMS - Em tempos de isolamento social, qual a importância papel da mulher no contexto familiar?
CF: Não há manual para viver o isolamento social. O COVID-19 entrou nas nossas vidas de forma reveladora. Políticas de home office que não existiam, foram implantadas em dois dias. Escolas entraram em férias em pleno mês de março. O país que alegou que não pararia, parou. E a mulher que possui por natureza, o dinamismo de assumir vários papéis, se reinventou! Como ponto de equilíbrio, o papel da mulher é fundamental neste momento que estamos vivendo. É o acalanto no choro da criança, o planejamento dos afazeres e divisão das tarefas domésticas, o respirar fundo ao iniciar mais uma vídeo conferência. Mulher é força. É garra. E juntas sairemos mais forte deste singular momento. 

Camila Feriani

Camila Feriani

Graduada em administração com ênfase em Seguros e Previdência Privada pela Escola de Negócios de Seguros (ENS) e Pós graduanda em Gestão Financeira, Compliance e Riscos, é gestora de seguros em multinacional holandesa do setor de cash & carry. Com expertise no varejo é especialista em operação Latam. Entusiasta quando o assunto é seguros, carreira e maternidade, assim como você, busca o equilíbrio e felicidade em seu papel de mãe, esposa e profissional.