O poder transformador dos cursos promovidos para o desenvolvimento dos profissionais do mercado de seguros

A indústria de seguros exerce um papel de extrema importância na economia e promove crescimento profissional entre aqueles que se dedicam e investem no setor. Indiscutivelmente, o desenvolvimento no setor de seguros, fomenta o desenvolvimento no mercado financeiro, recursos humanos e na indústria de gestão de riscos.

A principal motivação que tem levado muitos profissionais a buscarem o caminho para modificar toda uma realidade e levar para um novo olhar e uma nova expectativa, está diretamente ligado a especialização não somente dos produtos ofertados, mas principalmente no aprendizado específico de cada segmento dos mercados em ampla operação no país, transformando todo este conhecimento em um trabalho único de consultoria com desenhos de apólices devidamente estruturadas às exposições de riscos inerentes as atividades de cada indústria.

Escolas Especializadas

A procura por cursos de aperfeiçoamento nos últimos anos já apresentava crescimento significativo, a  ENS - Escola de Negócios e Seguros, fundada em 1971 com a missão de difundir o ensino, a pesquisa e o conhecimento em seguros, já havia aumentado sua oferta de cursos nas mais diversas modalidades de qualificação e habilitação técnica, graduação, pós-graduação, extensão e nos últimos anos expandiu parcerias com escolas internacionais de seguros.

Em 2018 eu participei da primeira turma de pós-graduação em “Logística, Riscos e Sinistros na Cadeia de Suprimentos” realizado pela ENS em parceria com o CIST – Clube Internacional de Seguro de Transportes. O curso capacita principalmente para a identificação e análise de riscos em seguros de transportes. É fundamental ter em mente que a educação continuada tem que fazer parte do planejamento de carreira.

Recentemente, a escola inaugurou a Sala do Futuro, presente nas mais renomadas universidades do mundo. A sala possui tecnologia de ponta e a ideia principal é transformar a interação entre estudantes e professores e elevar ainda mais a qualidade de ensino em negócios e seguros, segundo a ENS.

A ENS é um marco para o desenvolvimento de profissionais do mercado de seguros brasileiro, a escola criou um ambiente inovador de ensino técnico, experiente e diferenciado na formação e atualização de profissionais do mercado de seguros.

Novas iniciativas da educação para o setor surgiram com o propósito de trazer mais apoio para o setor.  A Conhecer Seguros foi criada em 2019 por profissionais das áreas de Seguros, Gestão e Finanças - todos, sem exceção, são também professores experientes em cursos de pós-graduação e graduação. Seu propósito é contribuir com treinamento inovador e de qualidade, para a transformação do mercado de seguros. “Nós acreditamos que a desejada transformação do Mercado será consequência da transformação de cada pessoa que nele atua, pela ampliação do seu olhar e sua consciência. O treinamento e a educação são a chave para isso. É esta a visão de futuro que nos move na Conhecer Seguros”, segundo Sidney Dias.

Um dos cursos recomendado por profissionais de transportes na plataforma da Conhecer Seguros, é o seguro de transportes internacional. Aborda temas como incoterms, legislação básica aplicada, avaria grossa, cláusulas básicas de coberturas, entre outros, o que tem ajudado a esclarecer de forma simples as tratativas do produto.

Daniela Paschoal, professora da Conhecer Seguros afirma também que “O investimento em cursos específicos de seguros, capacitou-me para aceitar desafios e responsabilidades, ao ascender de carreira, assumindo novos produtos e processos em outras seguradoras. Profissionalmente, deu-me estrutura para empreender, ser especialista, educadora e experimentar uma carreira sem fronteiras.”

Certificação Internacional

O setor de seguros permanece resiliente, continuando a gerar crescimento em todo o mundo e mantendo a lucratividade geral, apesar da turbulência na economia global. As empresas nacionais e multinacionais tem como um dos principais desafios gerenciar os riscos de suas operações e continuam investindo em profissionais capacitados em gerenciamento de riscos. 

A ABGR – Associação Brasileira de Gerenciamento de Riscos é uma das principais associações do setor que oferece com exclusividade a Certificação Internacional de Risk Manager “AIRM”. Eu fiz o curso e é transformador. É possível ter uma visão completa desde a criação de um comitê de risco até a análise detalhada dos riscos operacionais, financeiros, acidentais e pessoas. Com informações minuciosas e uma análise de diferentes cenários é possível mensurar quais riscos podem ser mitigados e, transferidos para seguros.

Um importante instituto internacional e reconhecido globalmente é o CII – Chartered Insurance Institute que atua em parceria com a ENS para cursos em Londres de Processo Técnico de Resseguros e Gerenciamento de Riscos e Seguros. Além da parceria com a ENS, o CII promove cursos online e presenciais em modalidades diversificadas do setor. É um instituto profissional dedicado a construir a confiança na profissão de seguro e planejamento financeiro.

Em 2019 eu participei do curso de especialização em Marine em Norwich na Inglaterra pelo CII. Professores e conteúdo de altíssimo nível. O conhecimento adquirido ampliou consideravelmente o entendimento no setor que atuo das operações logísticas e portuárias, clausulado dos seguros específicos do setor e de forma singular gerou networking com profissionais de diferentes dezesseis países.

Universidades

Universidades renomadas do mercado oferecem cursos de graduação e pós-graduação com ênfase no setor de seguros. Segundo a FIA, três vezes eleita a melhor escola de negócios do Brasil pela revista Época, fazer o MBA Gestão de Negócios em Seguros e Previdência é avançar mais rapidamente na escalada profissional.

 

O mercado, altamente competitivo e complexo, requer cada vez mais gestores especializados e atualizados. A Universidade Metodista também possui em sua grade de cursos a Graduação em Gestão de Seguros e Pós-graduação em Gestão de Riscos em Seguros. A Universidade Mackenzie oferece a Pós-Graduação em Gestão de Seguros e Previdência.

 

Há também uma diversidade de cursos não específicos para o setor, mas que amplia possibilidades de desenvolvimento de carreira no mercado de seguros. A USP – Universidade de São Paulo, através do MBA USP/Esalq, traz uma nova campanha de experiência para desenvolver novas habilidades. Atualmente estou cursando o MBA em Projetos que é voltado para gestão de negócios e desafia o profissional em temas como plano de negócios, desenvolvimento de produtos, entre outros, que fazem parte desta jornada.

 

O curso é desafiador, inteligente e apresenta diferentes condições e estratégias na gestão de novos projetos. No setor de seguros a qualificação profissional é um diferencial para se posicionar no mercado de trabalho. Os resultados demonstram transformações e a educação com uma forte aliada neste processo.

 

Ana Carolina Mello, sócia da Safe2Go, empresa especializada em Sistemas Digitais para Seguros nos contou que seu pai foi professor na Poli e ela sempre sonhou em estudar na USP. “Fiz graduação nos Estados Unidos com uma bolsa de estudos que consegui com o esporte e minha oportunidade na USP veio com uma pós-graduação. Continuar a estudar sempre é fundamental para a gente se questionar sobre modelos e práticas que encontramos no dia a dia no trabalho. Achamos que inovação vem de uma ideia brilhante que alguém teve enquanto tomava um café em uma tarde ensolarada... mas não é nada disso. Inovação vem de muito conhecimento, de uma mente muito afiada, treinada e em constante evolução. Vem de muito trabalho. Educação é parte fundamental deste processo.”

 

Estudar é transformador

 

Estudar possibilita ampliar áreas de atuação. Os riscos emergentes são prova que o mercado de seguros é eficaz na criação de novos produtos, aperfeiçoamento de clausulados e alteração inclusive de legislação vigente. O seguro cibernético é um exemplo da transformação vivenciada recentemente, assim como o crescimento de especialistas desta modalidade no setor. O mercado está em busca de profissionais qualificados para este segmento específico.

 

O investimento em qualificação traz crescimento pessoal, contribui para empregabilidade e vantagem competitiva para empresas que desenvolvem, através de treinamentos, habilidades técnicas de profissionais dedicados. Não importa o tempo, a idade, os recursos, é necessário, antes de tudo, querer. Participar e vivenciar novos cursos faz com que a capacidade de aprender cresça exponencialmente, portas sejam abertas e habilidades diferenciadas desenvolvidas. Estudar é essencial para vida e carreira.

 

 


Simone Ramos

Simone Ramos  

Conselheira da AMMS, Simone Ramos é Executiva de Seguros, especialistas em Portos, Terminais e Logística. É associada da Wista - Women´s International Shipping & Trading Association. É graduada em Pedagogia, com Pós em Logística, Riscos e Sinistros pela Escola Nacional de Seguros, possui especialização em Marine pelo The Chartered Insurance Institute (CII) - Londres, certificação AIRM - Alarys Internacional Risk Manager e é aluna do MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo (USP)