Evento para as mulheres do mercado supera expectativas

A edição 2020 da tradicional comemoração do “Dia das Mulheres” foi realizada pelo Sincor-MG nesta terça-feira (17 de novembro). Transmitido por meio remoto e com nova data, em razão da pandemia, o evento foi um sucesso e superou todas as expectativas, reunindo aproximadamente 150 profissionais do mercado de seguros, de todas as regiões do Brasil, incluindo corretoras, executivas e técnicas de seguradoras, além das esposas dos presidentes dos Sincors e diretoras dos sindicatos estaduais.

Na abertura, a presidente do Sincor-MG, Maria Filomena Branquinho, saudou as mulheres inscritas no evento e agradeceu ao apoio da Fenacor. “Somos complicadas, mas, por onde passamos, cada uma de nós, na sua maneira, deixa o seu legado. Tenho orgulho de ser mulher, pela resiliência, coragem e grande amor e afeto que nos movem”, frisou.

Ainda na abertura do encontro, o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, que estava acompanhado por sua esposa, Simone Rodrigues, lembrou que as mulheres têm tido papel decisivo para que se possa atravessar a mais grave pandemia de saúde pública, que exige esforço muito grande, mudança de hábitos e traz uma nova ordem. “Esse cenário evidenciou a importância da mulher, que desempenha papel fundamental na organização dos negócios e da família, com jornadas duplas ou até triplas”, acentuou.

Vergilio destacou ainda que a força da mulher é especialmente notada no mercado de seguros e, mais especificamente, na categoria dos corretores de seguros. “Hoje, na distribuição de seguros, estima-se que mais 60% dos corretores em atividade são mulheres. E mais: 65% da força de venda na ponta do mercado são mulheres”, acrescentou.

Em seguida, o mediador do evento, o professor e consultor empresarial Mauricio Tadeu Barros, convocou a diretora Comercial da Tokio Marine em Minas Gerais, Andreia Padovanni, que ministrou palestra sobre a força do trabalho da mulher em tempos de pandemia.

Segundo ela, há uma preocupação com dados revelados em pesquisas recentes, que apontam a queda para 46% da participação das mulheres no mercado de trabalho, em função da pandemia. “Isso é um salto atrás na história do mercado de trabalho. A última vez que esse percentual havia ficado abaixo de 50% foi em 1990”, assinalou.

A executiva citou ainda levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial, segundo o qual, mantidas as tendências atuais, a equidade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho só será plenamente alcançada em 2095.

Durante a palestra de Andreia Padovanni, o presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, fez uma saudação às mulheres, destacando a sua importância para o mercado. “Na Tokio Mrine, 55% dos colaboradores são mulheres. E mais: 60% dos líderes da companhia são mulheres. Na diretoria, esse percentual é de 33%, mas garanto que, até o final do ano, teremos mais três colaboradoras promovidas a diretoras”, assegurou.

A atração seguinte do encontro foi um talk show de executivas do mercado que abordaram as oportunidades de negócios que envolvem o universo feminino, citando exemplos das suas próprias carreiras. Participaram desse painel Denise Ciavatta (HDI), Fabiana Reis (Icatu), Viviane Quinalha (Mapfre), Fabiana Resende (Pasi), Lívia Aparecida Gonçalves (Seguros Unimed) e Simone Mares (Zurich).

Houve ainda uma palestra com Cris Guerra, influencer mineira e empreendedora digital, que enfatizou a importância da mulher valorizar a própria história e equilibrar “todos os pratinhos” que surgem no dia a dia. Ela conclamou as mulheres presentes a valorizarem o seu trabalho adequadamente e tudo aquilo que envolve a sua rotina pessoal e profissional. “Não vejo problema em comemorar o Dia das Mulheres em novembro. Afinal, todo dia é Dia das Mulheres”, brincou.

Outro ponto alto do evento, foi a degustação de vinhos. As corretoras de seguros ganharam uma garrafa de vinho sortido (Malbec -Carbenet Sauvignon ou Malbec Rose ou Chadornnay) e uma taça especial para brindar este momento junto com grandes personalidades do mercado, em um momento de muita descontração.

A degustação foi guiada e dirigida pelo master wine Julio César, que contou curiosidades sobre os vinhos e esclareceu dúvidas das participantes.

No final foi feito ainda o sorteio de vinhos.