23/10/2018 - Sonia Marra     Twitter  Facebook  Google+  LinkedIn

Este artigo tem como objetivo evidenciar a importância do corretor de seguros no cenário atual, em que as transformações no mercado afetaram completamente a forma de distribuição de seguros e a atuação do corretor, antes visto apenas como um agente ou um representante que repassava os produtos das seguradoras aos consumidores.

Hoje, o corretor de seguros é considerado um provedor de soluções, um consultor valioso, altamente capacitado, dinâmico, multidisciplinar, que estuda caso a caso as necessidades dos clientes e oferece produtos e serviços diversificados, de acordo com o perfil de cada consumidor. Por conhecerem bem os produtos com os quais trabalham, conseguem oferecer um melhor atendimento aos segurados.

Quando auxiliado por um corretor competente, o consumidor sente-se mais seguro para decidir e contratar a apólice de uma determinada seguradora.

Se olharmos pela ótica do consumidor, confiar em um corretor é fundamental. Isso porque as particularidades de um contrato de seguros não são dominadas pela maioria das pessoas, não somente no Brasil, mas em todo mundo. Assim, ter um profissional bem qualificado que ofereça o que realmente o cliente precisa é um dos fatores mais importantes no fechamento de um contrato de seguros.

As ferramentas tecnológicas e as possibilidades de contratações eletrônicas são facilidades à parte e uma realidade crescente, mas na prática servem como fontes de pesquisas e não eliminam a consultoria do corretor na hora da contratação do seguro.

Entre todos os canais de venda de seguros existentes, sem dúvida, o mais capacitado para atender as necessidades do consumidor é o corretor.  Esse profissional, por definição da lei, é o representante do segurado junto à seguradora. Portanto, cabe a ele manter essa relação prestando a consultoria na indicação de uma apólice e, claro, dando todo o suporte para o segurado no caso de ocorrência de um sinistro.

Podemos ressaltar que a eficácia de um corretor de seguros permeia por acompanhar o segurado desde a indicação do melhor produto, até a liquidação final da indenização. Esse desempenho tão relevante pode ser verificado somente em um corretor, uma vez que nenhum outro representante é preparado para oferecer tamanho suporte ao cliente.

As seguradoras investem cada vez mais pesado em tecnologia, em sistemas, em inteligência artificial, porque reconhecem a necessidade de se aproximar cada vez mais do segurado, da venda online e de parcerias com bancos e grandes redes de distribuição com vendas diretas, porém, se valem dos corretores para vender a maior parte de suas apólices, simplesmente porque sabem que o corretor de seguros, por conhecer melhor os produtos, tem capacidade de aconselhar o segurado quanto à melhor opção.

A indústria do seguro é reconhecida e representa hoje em torno de 5% do PIB nacional, é constituída por cerca de 95 mil corretores, registrados na SUSEP, sendo aproximadamente 60 mil pessoas físicas e 35 mil pessoas jurídicas - dados atualizados pela FENACOR, que completa 50 anos em 2018. Essa Federação representa 25 Sindicatos estaduais filiados e 74 Delegacias, tendo por finalidade básica proteger e defender os interesses da categoria econômica que representa, perante as entidades privadas e as autoridades públicas; colaborar com os poderes públicos no estudo e na solução dos problemas relacionados à categoria; e tem como missão proporcionar a integração dos corretores de seguros via SINCOR, na busca da qualificação profissional; primar pela ética no exercício de sua função; defender os direitos; e criar mecanismos para melhorar e ampliar o mercado de seguros no Brasil. A FENACOR é, também, um dos mantenedores da Fundação Escola Nacional de Seguros – FUNENSEG, que é a responsável pela capacitação e certificação do corretor de Seguros.

Concluindo, considero o setor de seguros muito promissor em todos os aspectos e acredito que os corretores de seguros continuarão a ser o principal canal de geração de uma experiência positiva e relevante para a sociedade na hora de contratar um seguro.

 

 


Sonia Marra - Administradora e Corretora de Seguros especialista em seguro de pessoas e planejamento Financeiro, é também integrante da Comissão da Mulher Corretora de Seguros, possui vasta experiência em área comercial e na gestão de pessoas, e foi Vice-Presidente de Planejamento no Conselho Regional de Administração do RJ.





16/11/2018 - G1
Diretoria do BC se coloca à disposição de Roberto Campos Neto
 mais...
16/11/2018 - globo.com
IR 2018: Receita paga 6º lote de restituições nesta 6ª feira
 mais...
16/11/2018 - G1
Economia tem expansão de 1,74% no 3º trimestre
 mais...
16/11/2018 - globo.com
SP e RJ concentraram 42,7% do PIB em 2016
 mais...
Página Inicial  .:.   Informações de Publicidade  .:.   Patrocinadores  .:.   Entre em Contato  .:.   Twitter  Facebook  Google+  LinkedIn
© 2004 - 2018 - AMMS - Associação das Mulheres do Mercado de Seguros
Tecnologia EBTI